• Marcio Funchal

O Pensamento Estratégico é importante para os negócios?


Sim, o Pensamento Estratégico é essencial para os negócios.

O pensamento estratégico é uma grande virtude. Representa um conjunto de habilidades e técnicas que permitem ao gestor tomar decisões mais assertivas e embasadas.


Confira as principais razões:




1 - Permite antever as tendências futuras no mercado de atuação

As técnicas de diagnóstico operacional e estratégico permitem compreender como variáveis de negócio interferem nos resultados do empreendimento. Simulando o comportamento futuro destas variáveis, se pode desenhar cenários futuros para o empreendimento para horizontes de 10 ou mais anos.


2 - Ajuda a mapear e medir riscos e oportunidades para a empresa

Com o uso adequado de indicadores de performance e de resultado, as empresas têm a capacidade de ajustar a estratégia e operação do negócio de acordo com o melhor equilíbrio de risco vs retorno.


3 - Instala o mecanismo de gestão de prontidão e alerta estratégico

O lema “é preciso estar preparado até mesmo para as piores situações” traduz com clareza o pensamento do gestor que está constantemente preocupado com o direcionamento dos rumos do negócio.


4 - Cria a cultura da melhoria contínua entre os colaboradores

Time interno motivado e preparado tecnicamente. Tem combinação melhor? Quando todos na companhia percebem que contribuem positiva ou negativamente no resultado global do negócio, o crescimento da qualidade da gestão estratégica é facilmente percebido.


5 - Torna a empresa o benchmark entre os concorrentes

Uma empresa que possui uma gestão estratégica eficaz se torna referência no setor de atuação. Seus bons resultados colocam a empresa como “exemplo a ser seguido” pelas demais companhias dentro e foram do segmento, passando a ser também “objeto de desejo” para profissionais de elevada competência.


Quer saber mais sobre o tema? Fique ligado nas próximas postagens.